PARA ABORDAR COM CRIANÇAS DOS 3 AOS 6 ANOS
- FANTOCHES COM EMOÇÕES – Dando ênfase à raiva, criar mais que uma expressão (personagem) para a raiva de forma a permitir a livre expressão das crianças ao selecionar a que se identificam mais na situação a representar.
2. JOGO DO SEMÁFORO EMOCIONAL – Desenhar um círculo no chão com três áreas, uma verde, uma vermelha e uma laranja. A seguir à contagem de pequenas situações ou histórias q. (ue representem situações de possível raiva, cada criança posiciona-se na cor com que sente a intensidade da raiva.
3. CAIXA DAS EMOÇÕES – Dentro de uma caixinha colocam-se cartões com as várias emoções e cada criança vai retirando um cartão e conta uma situação em que sentiu a emoção aí representada ou inventa alguma situação que se adapte à emoção.
4. ONDE ESTÁ A EMOÇÃO? – Produzir um poster com uma imagem do corpo humano e pendurar. Pedir à criança que diga em que zona do corpo sentimos a raiva.
5. BOLINHAS DE SABÃO – Associamos uma respiração lenta e profunda ao soprar das bolinhas e colocámos as crianças a soprar bolinhas nessa mesma intensidade. As bolinhas podem ser uma das ferramentas para momentos de emoções mais intensas.
6. DANÇAR – Colocar músicas com diferentes ritmos e pedir à criança para dançar ou apenas fazer alguns movimentos que expressem a raiva, a zanga, a irritabilidade.
7. ESPELHO MEU – Em frente ao espelho pedir às crianças que façam várias caretas que representem a raiva. Falar sobre as diferentes expressões e como cada um sente a emoção representada.